O que fazer na quarentena? Dicas simples e funcionais!

Propaganda
Propaganda

Hoje a gente sabe que quarentena não significa um período de 40 dias não. Ele pode durar 10 dias ou um período indeterminado (bem-vindo a nossa realidade atual). Então, nada mais justo do que trazer um post sobre: O que fazer na quarentena.

Esse texto vai te ajudar a manter a sanidade mental e deixar um pouquinho do tédio para lá. Então, se prepara, anota as dicas, coloca em prática e depois manda um alô pra gente saber como estão as coisas por aí.

Dicas sobre o que fazer na quarentena para não pirar

Esse é um momento propício para atacar a ansiedade, pensar na morte da bezerra e naquela resposta ridícula que você deu para o boy há três anos atrás. E tudo isso, porque você tá com tempo irmão, tempo de sobra em casa. Já ouviu falar naquela frase: mente vazia, oficina do diabo? Então, bora mandar o capiroto embora.

Defina uma rotina

Mesmo que você não esteja trabalhando em casa ou tenha um horário mais flexível no trabalho, defina sua rotina. É importante ter um horário certo para dormir e acordar, almoçar, fazer exercício e demais atividades diárias. Isso ajuda a manter a sua mente e corpo funcionando de forma organizada.

Definir uma rotina também vale para o uso do celular. Ficar rolando feed o dia inteiro não vai te levar a um lugar muito bom. Mas, sem extremismo, não é pra ficar sem tocar no celular, ou se sentir angustiado porque se passaram 10 minutos do seu horário de dormir. É só para ter uma base e não se sentir perdido nos dias.

Gaste a energia acumulada

É bem provável que a sua mente esteja a mil com todas as notícias sobre a pandemia, fechamento do comércio, dólar subindo (saudades, Orlando), nuvem de gafanhotos, ciclone bomba e tantas outras coisas bizarras deste ano. Porém, provavelmente, o seu corpo tá paradinho no sofá. E isso não pode não.

Então, mecha esse esqueleto. O ideal é ter a ajuda de um profissional, como um personal trainer, para auxiliar nesse processo. Para isso, indicamos a consultoria online da R3 Training, que tem alunos no Brasil e em outros países. Mas, caso você não possa pagar agora, dá uma olhada no youtube, há vários exercícios que dá para fazer em casa mesmo, usando cabo de vassoura e galão de água.

Para quem quer um app para ajudar nessa prática, super indicamos o
Adidas Training by Runtastic. Ele é pago, mas custa apenas R$ 31,90 por mês, bem menos que uma academia. E a ferramenta cria treinos personalizados com base nos seus objetivos e no seu nível de conhecimento.

Mas é importante respeitar o seu corpo e os limites. Ou seja, se faz tempo que você abandonou a academia, não adianta voltar com um treino power, se machucar e nunca mais treinar. E quando eu falo em fazer exercício vale qualquer coisa, não só atividades ao estilo academia, pode ser dança, yoga ou luta, por exemplo.

O que fazer na quarentena: Cuide da sua mente

É claro que a gente precisa cuidar do nosso corpo, usar a máscara, ficar em casa e tudo mais. Mas, também precisamos cuidar da nossa mente. Então, vale investir em uma meditação ou até mesmo na yoga. E, por favor, não fale que meditação não é para você antes de tentar (porque eu fazia exatamente isso).

Não dá pra começar já com uma hora de meditação, mas há alguns apps que ajudam quem está começando. O meu preferido é o Medite.se, veja se funciona para você também. Já para a prática de yoga, dá uma olhada nessa playlist para iniciantes da Pri Leite.

Dicas de atividades para fazer na quarentena

Falamos sobre rotina, exercício e outras estratégias para cuidar de você e da sua mente nesse período. Mas agora, vamos falar sobre as atividades propriamente ditas. São 7 dicas de coisas práticas para você fazer aí na sua casa. Então, já risca aquela desculpa de que está no sofá porque não tem nada para fazer. Combinado?

Assista uma série nova

As Netflix’s da vida estão bombando com novidades. Então, entre as dicas de o que fazer na quarentena está distrair sua mente. Escolha um filme ou série e deixe sua imaginação viajar um pouco (já que a gente mesmo não pode viajar). Separamos uma listinha com algumas boas séries, esperamos que você goste também! (E prometo sempre manter essa lista atualizada)

1. Dark (Netflix)
2. Breaking Bad (Netflix)
3. Peaky Blinders (Netflix)
4. Stranger Things (Netflix)
5. La Casa de Papel (Netflix)
6. Mr. Robot (Amazon)
7. Não Confie em Estranhos (Netflix)
8. Lúcifer (Netflix)
9. Killing Eve (Globo Play)
10. New Amsterdam (Globo Play)
11. Virgin River (Netflix)

Ainda tem duas séries mais bobinhas da Netflix, mas que super ajudam a passar o tempo: “Disque Amiga para Matar” e “A Ordem”.

O que fazer na quarentena: Arrume seu guarda-roupa

Vai dizer, você também vive dizendo que precisa dar um jeito do guarda-roupa, no armário da cozinha, nas gavetas ou em qualquer outro canto. Então, aproveita que agora você tem o que não tinha antes: tempo. Sem dizer que faz bem relembrar algumas coisas esquecidas na gaveta. Eu sempre guardo mapas, ingressos, moedas e um monte de outras coisas das viagens, e é tão bem rever esses objetivos e relembrar.

Aproveite também para separar aquelas roupas que você não usa mais, reserve algumas peças para doação ou, até mesmo, para levantar um dinheirinho vendendo pelas redes sociais ou para um bazar. Também deixe mais visível em seu guarda-roupa aquela peça que você gosta, mas nem lembrava mais que existia.

Leia um livro

Você deve ter um livro (ou no meu caso: vários) na sua estante que nunca leu. Então, aproveite esse momento para colocar a leitura em dia, também vale aproveitar as promoções de livrarias e sebos. Se o livro já era um bom companheiro, agora é ainda mais.

Ajude alguém

Cada um tem uma situação diferente nessa quarentena. Há pessoas que tiveram os seus salários mantidos e estão em home office, mas há também outras que tiveram corte de remuneração ou estão desempregados. Então, se puder, ajude alguém! Pode ser com dinheiro, alimento ou “emprestando” alguma das suas habilidades. Tenho certeza que você também se sentirá melhor!

O que fazer na quarentena: Aprenda algo novo

Vale fazer um curso da sua área, aprender um idioma novo ou até mesmo se aventurar na cozinha. Afinal, é normal se sentir meio impotente em meio a essa pandemia. Então, vamos usar essa tempo para se sentir mais útil e tirar um proveito deste período, combinado?

Sabe aquelas receitas que você sempre salva e nunca faz? Então, chegou a hora de esquentar a barriga no fogão e comer bem (ou não, haha). Relaxa que tem vídeo no youtube ensinando a fazer de tudo, além de um monte de curso bom pela internet.

Faça uma lista de lugares para conhecer depois da pandemia

Esse conselho é atemporal: mantenha sempre uma listinha atualizada de lugares que quer conhecer. E já que não dá para viajar agora, a gente vai só deixando essa lista mais gordinha pra depois riscar estados, cidades e praias lindas que vamos conhecer.

Por aqui, mantemos uma lista de lugares para conhecer no Brasil. E estamos aceitando sugestões para aumentar. Também estamos preparando uma outra listinha de cidades perto da nossa Curitiba, que podemos conhecer com um bate e volta. Então, fica essa dica também!

Experimente novas comidas e temperos

Os apps de entrega de comida estão bombando, com promoção todo dia. Por isso, você não precisa sair de casa para experimentar sabores novos além do seu arroz com feijão. Então, bora experimentar de comida brasileira a chinesa, passando por mexicana e tailandesa.

Vale também apoiar o comércio local e pedir comida dos restaurantes menores da sua região, aqueles que foram mais prejudicados com a pandemia. Assim, todo mundo se ajuda e você come bem.

E se quiser investir em uma vida mais saudável e uma alimentação mais equilibrada, a nossa dica é contar com a ajuda de uma boa nutricionista. A Andressa Nardelli é a nossa indicação e faz consultoria online para todo o Brasil.

Comentários
Propaganda
Post relacionado
Leave a Comment

O blog usa seus cookies.