• Curitiba / Paraná

    Bosque Alemão: natureza em meio a cidade de Curitiba

    Bosque Alemão

    Curitiba é a nossa capital ecológica, com muitos parques para curtir no final de semana. Por isso, hoje viemos falar sobre o Bosque Alemão, um dos menos populares entre os curitibanos, mas um dos mais lindos. O bosque fica no bairro Vista Alegre, não tem estacionamento, mas há lugares para estacionar na rua. O local conta com nada menos que 38 mil m² para você conhecer e a entrada é gratuita.

    Bosque Alemão – Torre dos Filósofos

    Quer ver Curitiba do alto? Esse é o lugar certo. No alto da Torre de 15 m é possível ter acesso a uma vista que mistura os prédios ao longe e o verde curitibano. Do jardim externo, oposto a entrada que possuí um arco e é considerada por muitos a entrada principal, há uma passarela que liga você a Torre. Se aceitar uma dica, comece sua visita pela entrada do jardim.

    Mas vale uma atenção especial com crianças, porque apesar de ser bem cuidada, a construção é alta e oferece algum perigo para os pequenos descuidados. Para os idosos que possuem problemas de locomoção fica mais difícil, pois não há rampas na torre, só escadas. Porém, os idosos conseguem chegar ao alto da torre pela passarela e admirar a vista, sem dificuldades.

    Bosque AlemãoBosque Alemão

    Bosque Alemão – João e Maria

    Depois de chegar ao fim das escadas da torre, há um caminho com painéis que contam a história de João e Maria, escrita pelos irmãos Grimm. Assim você vai lendo e se encaminhando para o ponto mais baixo do parque. E no meio do caminho ainda conhece a Casa da Bruxa (também conhecida como Biblioteca do Bosque Alemão ou Casa Encantada). O local foi criado para estimular a leitura e a criatividade das crianças. Além de ter acesso a vários livros infantis, ainda tem contação de história, feita por bruxinhas e fadinhas. Atenção aos horários dos contos: sábado, domingo e feriados acontece às 11h, às 14h e às 16h.

    Bosque Alemão

    Bosque Alemão – Senta que lá vem história

    E vale saber um pouquinho sobre a história do local que você visita, então vamos lá. O bosque é a antiga chácara da família Schaffer e foi inaugurado em 1996, como uma forma de homenagear a cultura que os imigrantes  alemães trouxeram para a cidade.

    O parque ainda conta com o Oratório Bach, uma sala de concerto musicais, que sempre está fechada nos finais de semana. Ele é uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana que foi construída no bairro Seminário. E o portal que já mencionamos antes é a reprodução da fachada da Casa Mila, que originalmente era localizada no centro da cidade.

    Bosque Alemão – Estrutura para os visitantes

    O local conta com banheiros femininos e masculinos, próximos ao Oratório Bach, com duas cabines cada. Há outros sanitários dentro da Casa da Bruxa. Há também uma lanchonete, chamada Erika que vende biscoitos artesanais e outros alimentos da confeitaria alemã. Parecem deliciosos, mas não são tão baratos. Para quem está em contenção de despesas, vale comprar bebidas dos vendedores ambulantes na rua, duas águas por cinco reais, contra uma garrafa por R$ 5 na lanchonete.

    E aqui vai uma dica valiosa, passe repelente. Como a trilha conta com um grande pedaço de mata, há mosquito para todos os lados, mas principalmente em você. Até os vendedores já perceberam isso, por isso, também vendem sachês de repelente, acredita? Gostamos, visão de negócio né pessoal? 😉

    Bosque Alemão

    SERVIÇO
    Bosque Alemão
    Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre, Curitiba – PR
    Entrada gratuita

     

    Tem muitas dicas imperdíveis no nosso instagram. Confere lá! 😘



    Comentários
  • Veja também

    Nosso canal no Youtube

    Sobre nós

    Sobre nós

    Ketilyn & Patrick

    Somos de Curitiba, aquela capital no sul do Brasil com um clima doido, com quatro estações em um dia só. Mantemos uma lista dos lugares que queremos conhecer, assim como aquela lista de afazeres do dia-a-dia (só que muito mais legal). Agora que você já nos conhecem pode ficar à vontade para desbravar o nosso Além Mais. Vem viajar com a gente! ❤️