• Paraná / Ponta Grossa

    Buraco do Padre: experiência noturna em Ponta Grossa

    Buraco do Padre experiencia noturna

    O Buraco do Padre nada mais é do que uma cachoeira linda de 30 metros de altura. Esse é um dos cartões postais da cidade de Ponta Grossa no Paraná. Mas você sabia que dá pra conhecer a cachoeira à noite? E é sobre essa experiência noturna que vamos falar nesse post. E como sempre, por aqui você encontra todos os detalhes, fotos e valores, é só conferir o texto até o final.

    Onde fica o Buraco do Padre?

    O Parque de Natureza Buraco do Padre fica em Ponta Grossa, cerca de 120 km de Curitiba. E já aviso que tem um bom trecho de estrada de chão no caminho, por isso é bom fugir de dias com chuva. Nós fomos de van com o pessoal do NaTrilha Turismo e foi super tranquilo.

    E eu sei que você tá pensando: por que diabos a cachoeira tem esse nome? A explicação é simples e não tem nada a ver com a sua mente suja. 😅 Antigamente, os padres jesuítas ficavam por ali para meditar e contemplar a natureza. Por isso, as pessoas chamavam de “buraco dos padres”, com o tempo ficou só “padre” no singular e assim ficou conhecida até hoje.

    Experiência noturna no Buraco do Padre

    Além da visitação normal, em alguns sábados do mês, o parque faz um evento diferente: a experiênica noturna. Ela começa quando o dia ainda está claro, mas o parque já está fechado para visitação, às 17h, e segue até às 21h30. A sequência de atividades é a seguinte: Trilha do Favo no pôr do sol, café colonial, observação do céu e imersão na furna da cachoeira no escuro. Mas é claro que vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas atividades.

    Trilha do Favo no Burado do Padre

    A primeira atividade é seguir a Trilha do Favo até o Mirante do Buraco, assim é possível ver a cachoeira de cima, junto com um pôr do sol incrível.

    O guia também explica um pouco mais sobre os andorinhões, esses passáros vooam em bando e entram na furna da cachoeira. Dá até a impressão que eles estão caindo, é bacana de assistir. E vale falar que a trilha até o mirante é bem tranquila, tem pouco mais de 500 metros de extensão, qualquer iniciante consegue fazer (até porque somos iniciantes nesse mundo das trilhas também). E o guia ajuda a passar pelas poucas pedras que exigem um pouco mais de atenção.

    Pôr do Sol no Mirante do Buraco do Padre

    Café colonial em meio a natureza

    Quando está perto de escurecer é hora de descer e recuperar as calorias perdidas. O parque em parceria com o Partilha Comida com Afeto oferece um café colonial delicioso, com gostinho caseiro. A mesa é farta com pães caseiros, doces, geléias, tortas, bolos, cafézinho e chá bem quentinhos. As receitas trazem muito dos produtos locais para valorizar a região. E ainda tem uma fogueira pra deixar todo mundo mais aquecido.

    É só dar uma olhada nas fotos abaixo que você vai entender sobre o que eu estou falando.

    Café Colonial Partilha Comida com Afeto
    Fogueira no parque em Ponta Grossa

    Hora de olhar para as estrelas

    Logo depois é hora de observar as estrelas. E a menina da cidade aqui pode dizer que nunca viu um céu tão estrelado. É uma pena que sem o equipamento específico, a gente não consiga retratar esse céu nas fotos. Na verdade, por um lado é bom, porque é só indo lá pra sentir. O pessoal também recomenda baixar o aplicativo Star Chart, pra ficar mais fácil de encontrar as constelações.

    Imersão na furna no escuro

    Se a gente já tinha visto a cachoeira de cima, agora chegou a hora de ver ela bem de pertinho, só que no escuro. A ideia é entrar na furna, utilizando as lanternas pra não ter nenhum acidente de percurso, e encontrar algum lugar pra sentar. Depois disso, todo o grupo apaga as lanternas e a gente fica 5 minutos em uma escuridão total, ou melhor, quase total, porque dá pra ver o céu mega estrelado ainda.

    A gente não conseguiu registrar esse momento por falta de equipamento, mas pra te deixar com um gostinho, dá uma olhada na foto de divulgação do NaTrilha Turismo.

    Cachoeira Buraco do Padre
    Crédito da imagem: Divulgação NaTrilha Turismo

    E a sensação de ver o céu, escutar o barulho da água e até sentir algumas gotinhas no rosto é incrível. Recomendo pra todo mundo!

    Valores da experiência noturna no Buraco do Padre

    Agora que você já conferiu tudo que está incluído nessa experiência, vamos falar sobre os valores. O ingresso custa R$ 138 por pessoa e pode ser comprado diretamente pelo site do parque. Porém, como eu já disse anteriormente, nós fomos com o NaTrilha Turismo, essa é uma agência especializadas em passeios e aventuras. Com eles o valor é de R$ 239 por pessoa, mas além de tudo que já mencionamos nesse post também está incluído o transporte de ida e volta, saindo do centro de Curitiba. Assim, você fica mais tranquilo e pode voltar descansando.

    Qual é a próxima edição da experiência noturna?

    Não é todo sábado que tem experiência noturna, há alguns dias definidos para essa atividade. Há um calendário no site do parque com as próximas edições, é bom ficar de olho para conferir se não tem nenhuma alteração, devido a mudança na previsão do tempo.

    Acho que já deu para perceber que a gente super recomenda esse passeio, né? Então, não deixa de ir e depois volta aqui para contar como foi, combinado?

    Trilha do Favo no Parque Buraco do Padre

    Dicas para aproveitar melhor a experiência

    E para fechar, vamos para algumas dicas rápidas para aproveitar ainda mais esse rolê diferente perto de Curitiba.

    • Leve roupa de frio: em meio a natureza e no período da noite, sempre fica mais frio. Então, mesmo que durante o dia a temperatura não esteja tão baixa, leve mais blusas. Se tiver segunda pele ou roupa térmica é ainda melhor.
    • Coloque um toalha na mochila: ou qualquer outra coisa que você possa deitar em cima. É que na hora de observar o céu, o pessoal fica deitado na grama.
    • Coloca uma roupinha confortável: a trilha é tranquila, mas é importante ter uma roupa confortável para conseguir se movimentar normalmente. E isso vale para o calçado também.
    • Lanternas são bem-vindas: o pessoal do parque tem algumas para emprestar, mas se você tiver em casa é melhor levar para garantir.
    • Fique desconectado: para aproveitar a natureza? Também, mas é que o celular fica fora de área na região mesmo, então respira fundo e aproveita!


    Comentários
  • Veja também