• Brasil / Colônia Witmarsum / Paraná

    Cervejaria Usinamalte e biergarten na Colônia Witmarsum

    Cervejaria Usinamalte

    A Colônia Witmarsum fica a mais ou menos 60 km de Curitiba, por isso, a Cervejaria Usinamalte é mais uma dica de bate-volta pra fazer no final de semana. E mesmo se você não gosta de cerveja, esse ainda é um passeio que pode te agradar. Afinal, a cervejaria tem várias opções de aperitivos e pratos super gostosos com uma pegada da gastronomia alemã. Além disso, no mesmo espaço tem o biergarten, onde há vários animaizinhos como cavalos, porquinhos e cabras e um bom espaço ao ar livre.

    Então, dá uma olhada no post até o final, que tem muita informação e fotos sobre esse passeio. E aproveita para conferir o vídeo que fizemos por lá!

    Cervejaria Usinamalte na Colônia Witmarsum

    Para começar, você precisa entender que a Colônia Witmarsum fica na cidade de Palmeira no Paraná. Então, toma cuidado para não confundir com a cidade de Witmarsum que fica em Santa Catarina. Mas, falando especificamente sobre a Cervejaria Usinamalte, ela foi construída em 1978. O local foi utilizado até 2012 para a produção de leite e aos poucos, foi se transformado em uma cervejaria.

    A Usinamalte conta com um espaço fechado em que é possível fazer os pedidos de comidas e bebidas e há algumas mesas, mas a maioria delas fica ao ar livre, no biergarten, que a gente vai falar logo logo. Além disso, também há uma lojinha para vender as cervejas locais e mais algumas coisinhas da região. Aliás, um destaque para a cerveja de fabricação própria da Usinamalte, a Witbier, ela tem maçã e cravo e é maravilhosa.

    Cervejaria Colônia Witmarsum
    Cervejaria Usinamalte
    Cervejas Colonia Witmarsum
    Loja da cervejaria Usinamalte

    Cardápio da Cervejaria Usinamalte

    O cardápio tem opções de R$ 16 a R$ 75. Os preços são acessíveis e como a gente já disse, há bastante influência da gastronomia alemã, assim como, a maioria dos restaurantes da Colônia Witmarsum. Por isso, você vai encontrar alguns nomes estranhos no menu como: eisbein (joelho de porco) e spätzle (massa alemã). Mas relaxa, o pessoal pode te ajudar a entender e escolher.

    Além disso, tem opções de chopp de 300ml, 500ml e até de 1 litro. E você pode escolher entre chopp claro, escuro, de trigo ou mais amargos e lupulados. Também há alguns drinks e as opções de bebidas sem álcool. Dá uma olhada no menu de bebidas logo abaixo.

    Chopp cervejaria Usinamalte

    E agora vamos para as comidinhas. O prato mais famoso é o eisbein (joelho de porco), ele vem acompanhado de chucrute e purê de maçã, mais alemão que isso não há. Dependendo da fome, ele serve duas pessoas, também dá pra incrementar com uma outra porção. Nós apostamos no bolinho de eisbein e no spätzle goulash que é uma massa com carne bovina e de porco. Estava tudo muito bom!

    Cardápio Cervejaria Usinamalte
    Onde ir na Colônia Witmarsum
    Spätzle goulash – Massa alemã com carne bovina e suína.
    Colônia Witmarsum
    Porção de bolinho de eisbein
    Onde comer na Colônia Witmarsum
    Bolinho de eisbein

    Biergarten na Colônia Witmarsum

    Agora que já falamos dos comes e bebes, vamos falar do espaço ao ar livre, o biergarten. Algumas mesas ficam em meio a uma pequena plantação de laranja. Este é um lugar para passar o dia com a família e os amigos. Há alguns toldos para deixar algumas mesas na sombra, mas a gente gosta mesmo é de pegar um solzinho.

    O biergarten Usinamalte foi incorporado ao espaço em outubro de 2020. Ele conta com um parquinho para as crianças e um cercado com vários animais, como: porcos, cabritos, coelhos e cavalos. Essa parte faz sucesso, principalmente com os pequenos (e eu me incluo nessa).

    Biergarten na Colônia Witmarsum
    Biergarten Witmarsum

    Ou seja, já deu pra ver que essa é uma ótima opção bem pertinho de Curitiba para curtir no final de semana. E mesmo durante a pandemia é um passeio super válido, as mesas estão com um bom distanciamento e o local está respeitando todas as regras locais para evitar a disseminação do vírus. Confira o post com outros lugares para ir durante a pandemia.

    E, quando você estiver pela Colônia Witmarsum também pode conhecer uma plantação de lavanda. Confira o post completo sobre o Lavandário Vale dos Sonhos.



    Comentários
  • Veja também

    Sem comentários

    Leave a Reply