• Argentina / Buenos Aires

    Curiosidades de Buenos Aires: tudo o que você precisa saber antes de conhecer!

    Curiosidades de Buenos Aires

    Cada lugar tem o seu jeitinho de fazer e de viver, por isso viajar é tão fascinante e enriquecedor. E pra você conhecer um pouco mais, hoje vamos falar sobre as curiosidades de Buenos Aires. Vamos te contar sobre os costumes de Buenos Aires, experiências engraçadas e outras coisinhas que ficam como dica para você não passar vergonha.

    Entre as curiosidades da Argentina tem também algumas informações sobre Buenos Aires que são imprescindíveis para a sua viagem. Então fica de olho e depois deixa a sua opinião nos comentários!

    Atendimento nos restaurantes de Buenos Aires

    Confesso que a gente demorou para perceber ou acreditar em um dos costumes característicos dos restaurantes e cafés. Era sempre assim, a gente chegava, sentava em uma mesa e parecia que ninguém tinha reparado que estávamos por ali. Dai ficávamos em dúvida: será que tem que pedir no balcão? Então levantávamos a mão chamando o garçom que só assentia com a cabeça.

    Café Tortoni Buenos Aires

    Pois bem, depois de um tempo percebemos que é assim mesmo. Eles demoram pra caramba pra atender. E a galera que mora lá, só espera, nem chama atenção para anunciar sua presença. A impressão que dá é que ninguém tem pressa, que todo mundo tá com tempo sobrando pra almoçar, sem aquela correria de ter que voltar pro trabalho ou algo assim.

    Então, fica a dica, vá com tempo para a sua refeição, não chame o garçom (porque isso pode até irritá-lo) e espere.

    Andar de táxi por Buenos Aires

    Quando o assunto é táxi, Buenos Aires é o mais próximo que eu cheguei de Nova York. Tem táxi para todos os lados. Para pegar um, você precisa ver se eles estão com aquela plaquinha vermelha de ocupado, se não tiver é só fazer sinal e eles param.

    Táxi em Buenos Aires

    E aqui fica uma dica super importante. Não pegue os táxis que estão estacionados naquelas paradas exclusivas para isso. Eu sei que é estranho dizer isso, mas em BA esse é o famoso “pega turista”. A maioria desses motoristas estão prontos para aplicar golpes. O mais comum é não ligar o taxímetro e cobrar um valor muito mais alto na corrida. Ou ainda, trocar a sua nota de peso argentino por uma falsa na hora do pagamento. Então fica de olho!

    Segundo os guias há mais de 10 mil táxis em BA, o valor da corrida não é tão alto. E como o Uber é proibido, não sobra muita opção além de táxi, metrô e ônibus.

    Clássico e moderno juntos

    A cultura de Buenos Aires é efervescente e é possível perceber isso a cada esquina. Dá também para notar uma junção de prédios velhos, clássicos e lindíssimos com outros super modernos.

    Curiosidades de Buenos Aires

    Um bom exemplo desse contraste é o Teatro Colón de 1857 e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) fundado em 2001 ou o
    Planetário Galileo Galilei que tem um design super contemporâneo. Então aproveite essas diferenças e observe tudo!

    Teatro Cólon

    Protestos por todos os lados

    É praticamente impossível passar por Buenos Aires e não ver nenhum protesto nas ruas. Quando visitamos a cidade em 2018, pegamos protestos contra e a favor do aborto, pois estava tendo uma votação para a legalização do aborto.

    Protestos na argentina

    E é bem importante acompanhar como está o clima de protestos na época em que vai viajar. Também no ano passado, houve uma greve geral no país e os aeroportos foram fechados. E não queremos que isso aconteça quando você está indo viajar ou já tiver chegado lá, certo?

    Argentinas feministas

    Restaurantes e cafés sempre cheios

    Confesso que tenho um pouco de inveja dessa parte. Qualquer momento que você vá a um restaurante ou café de Buenos Aires terá sempre muita gente. E é um pessoal de boa, como se não tivesse compromisso, não importa se é meio-dia ou três horas da tarde.

    Restaurantes argentinos

    Se for em horário de Happy Hour é muito pior (ou melhor, depende do que você está procurando). Pra mim, a melhor parte é que andar pelas ruas a noite fica menos perigoso com essa movimentação. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

    E falando em restaurantes, dá uma olhada no nosso post sobre onde comer em Buenos.

    Segurança em Buenos Aires

    Ouvimos muitas histórias sobre a falta de segurança em BA. Mas o fato é que, até pela grande circulação de turistas, o que mais acontece são furtos. Não tô querendo dar uma aula para você usar a palavra certa, o que precisa ter na cabeça é que não dá pra deixar os pertences soltos por aí. Furto é quando você é roubado e nem percebe na hora.

    Então, (graças a Deus) não espere um assalto à mão armada ou coisa do tipo. Mas não deixe sua bolsa dando sopa por aí que algumas coisas podem sumir de dentro dela. Se estiver viajando em grupo o legal é um cuidar do outro.

    Saímos a pé a noite para jantar e não tivemos problema, mas não demos sorte ao azar. A única situação é que durante o dia, em uma rua bem movimentada, notamos que tinha um homem nos seguindo, tivemos que entrar em duas lojas para despistá-lo, mas ele não chegou e fazer nenhuma abordagem.

    Rivalidade entre argentinos e brasileiros

    Sinceramente, acho que essa rivalidade é muito maior do lado brasileiro. Não fomos mal tratados (muito pelo contrário) e ninguém ficou falando que o Maradona é melhor que o Pelé ou o Messi melhor que o Neymar.

    Porém a rivalidade entre argentinos e chilenos é bem grande. Um fala mal do outro! E como muitos passeios em Mendoza chegam na fronteira com o país chileno, cada lado fala que a sua parte é melhor e que a outra é mal cuidada. Chega a ser engraçado de ver!

    Avenida 9 de Julho

    Você pode até não saber tudo sobre Buenos Aires depois da sua visita, afinal tem muita coisa para explorar, mas você, com toda a certeza, vai passar pela Avenida 9 de Julho. Essa rua é tipo uma Avenida Paulista! Lá você encontra várias lojas, hotéis e restaurantes, toda a movimentação acontece por ali e ela vira ponto de referência para você se localizar.

    Avenida 9 de Julho

    Ela é uma das mais largas do mundo, ótima para andar de carro e péssima para atravessar longe dos sinaleiros. Ela chega a ter sete pistas em alguns pontos.

    9 de Julho Avenida

    Porque o obelisco não é mais aberto ao público

    Antigamente, a população podia subir os 207 degraus do Obelisco de Buenos Aires, passar por uma situação meio claustrofóbica (já que só há janelas no topo) e ter acesso a uma vista incrível da cidade. Porém agora não é mais liberado.

    Obelisco Buenos Aires

    Fiz algumas pesquisas pra descobrir porque ele foi fechado ao público, mas não encontrei nada convincente. Porém, o guia comentou que uma pessoa subiu até lá e cometeu suicídio e que por esse motivo foi fechado. Fica aí essa dúvida se é lenda ou é uma das curiosidades sobre o obelisco de Buenos Aires.

    Então é isso, essas são algumas curiosidades de Buenos Aires. Compartilhe esse post com os seus amigos e se tiver alguma dúvida é só chamar! 😘 



    Comentários
  • Veja também

    Nosso canal no Youtube

    Sobre nós

    Sobre nós

    Ketilyn & Patrick

    Somos de Curitiba, aquela capital no sul do Brasil com um clima doido, com quatro estações em um dia só. Mantemos uma lista dos lugares que queremos conhecer, assim como aquela lista de afazeres do dia-a-dia (só que muito mais legal). Agora que você já nos conhecem pode ficar à vontade para desbravar o nosso Além Mais. Vem viajar com a gente! ❤️