• Brasil / Pomerode / Santa Catarina

    Onde fica Pomerode? Conheça tudo sobre a região!

    Onde fica Pomerode

    Quando publicamos as fotos da nossa viagem no instagram, muitas pessoas perguntaram: onde fica Pomerode? Por isso no post de hoje, nós vamos te contar onde fica a cidade de Pomerode, além de te dar bons motivos para conhecer essa região.

    Onde fica Pomerode?

    Pomerode fica no Estado de Santa Catarina, bem próxima as cidades de Blumenau e Jaraguá do Sul, mais especificamente no Vale do Itajaí. Ela ainda não é muito famosa entre os turistas, mas é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, daqui a pouco vamos falar um pouquinho mais sobre a influência europeia na região.

    Sua população é estimada em 33 mil habitantes. E o clima é quente, até pela sua localização, já que a cidade está em um vale entre montanhas. A temperatura média no ano é de 20 graus.

    Então, agora que você já sabe onde fica a cidade Pomerode. Vamos falar um pouco sobre a cultura e porque você precisa tanto conhecer!

    Cidade de Pomerode
    Cidade de Pomerode

    Pomerode a cidade mais alemã do Brasil

    Só de ouvir as pessoas falando nas ruas, você já poderá afirmar: Pomerode a cidade mais alemã do Brasil. É que além no nosso português é bem comum escutar as pessoas conversando em alemão. E chega a ser difícil falar o nome de praças, cervejarias, mercados, comidas e restaurantes de lá, porque a maioria deles está em alemão. Como, por exemplo, a cervejaria Schornstein, o queijo Kraeuterkaese ou o spätzle (que o macarrão alemão). Você, com toda a certeza sairá de lá aprendendo um pouquinho do idioma germânico.

    Onde fica Pomerode – Comida alemã na cidade

    Mas a cultura alemã não acaba por aqui não. Como você já deve imaginar, a cidade de Pomerode é formada por descendentes de alemães. Então, além do idioma, você encontra muita influência na gastronomia. Por isso, é normal encontrar salsichas de todas as cores e sabores, Eisbein (joelho de porco), Brezel (uma espécie de pão salgado), Currywurst (salsicha temperada com curry), Königsberger Klopse (almondega alemã), Chucrute (repolho em conserva) e muito mais.

    Então, se você gosta de experimentar novos sabores, essa é a sua chance. Não deixe de incluir na lista a linguiça Blumenau, ela não é importada da Europa, mas é bem característica da região e é uma delícia. Dá uma olhadinha na foto abaixo para te deixar com vontade.

    Pizza de linguiça Blumenau
    Pizza de linguiça Blumenau do Bierwein Pizzaria e Restaurante

    Mas nem só de comida alemã é feita Pomerode, também há muitas e boas opções italianas. Nos empórios, você encontra massas vindas diretamente da Itália e há muitos restaurantes especializados nessa culinária, como o Ristorante Funiculì Funiculà. Por lá, o carro chefe é o rodízio de massas e carnes, mas há opções à la carte também.

    Funiculi Funiculá Pomerode
    Ristorante Funiculì Funiculà em Pomerode

    Construções de Enxaimel em Pomerode

    Outra prova que Pomerode é a Alemanha fora da Alemanha, são as casas construídas no estilo enxaimel. A característica principal desse estilo é a ausência de pregos. Dá uma olhada na foto abaixo, todas essas madeiras pretas são encaixadas e a parte de tijolo é só pra tapar o buraco mesmo. Então, cada madeira dessa tem um número e é como se fosse um quebra cabeça ou um tetris pra montar.

    Casas de enxaimel Pomerode
    Casa no estilo enxaimel em Pomerode

    E se você está pensando que essas casinhas não parecem seguras, deixa eu te falar que tinham algumas com mais de 100 anos de existência. E a cidade catarinense é o lugar com o maior número de construções desse tipo fora da Alemanha.

    Há até um rota especial, em que os turistas percorrem 16 km e passam por cerca de 50 construções. Mas, se você não quiser fazer esse caminho, com toda a certeza encontrará construções de enxaimel andando pela cidade mesmo. Uma boa dica é ir ao Museu Casa do Imigrante Carl Weege para conhecer uma casinha dessas de perto e com calma.

    Ah, vale lembrar que algumas dessas casas não estão abertas pra visitação não, tá? As pessoas moram nelas e seguem uma rotina normal.

    Museu Casa do Imigrante Carl Weege
    Museu Casa do Imigrante Carl Weege

    Qual é a melhor época para conhecer Pomerode?

    A cidade de Pomerode é uma delícia, acolhedora, com comida e bebida boa, só esses já são motivos suficientes para você ir sempre. Mas em algumas épocas do ano há festas especiais e maior animação por lá. A festa mais famosa é a Osterfest. A cidade também tende a ficar lotada em outubro, em razão da Oktoberfest que acontece em uma cidade próxima, em Blumenau.

    A Osterfest é a festividade de páscoa, nela os habitantes se juntam para comemorar as tradições alemãs dessa época. Em 2020 o evento será de 12 de março a 12 de abril. A principal atração é a maior árvore de páscoa do mundo, ela é enfeitada com cascas de ovos de galinhas pintados. Também há uma grande feira de produtos e comidas.

    Ainda há outras festas menores como exposição de orquídeas, festival gastronômico e festivais de cerveja. Clique aqui e confira o calendário do ano todo.

    Passaporte de Pomerode

    E já que Pomerode traz tanto da Europa, por que não contar com um passaporte também? A Associação Visite Pomerode (AVIP) criou uma ação super legal para incentivar o consumo local. Você pode tirar o seu passaporte em restaurantes e lojas conveniadas (quase todas), a cada R$ 30 gastos em cada lugar desses, você ganha um carimbo. E a cada 10 carimbos, você pode trocar por uma caneca de cerâmica de Pomerode, sem pagar nada a mais por isso. A troca é feita no local em que você ganhou o último carimbo.

    Como a gente queria comprar mil coisas de comida, algumas lembrancinhas e experimentar os restaurantes locais foi bem fácil conseguir em um final de semana. Mas, leve sempre o seu passaporte com você e pergunte em cada lugar se eles fazem parte dessa iniciativa, assim, você não deixa passar nenhum carimbo.

    Passaporte Pomerode
    Passaporte Pomerode – A cada 10 carimbos você troca por essa caneca


    Comentários
  • Veja também