• Dicas / Roteiros

    Como montar um roteiro perfeito e funcional!

    Dicas de como montar um roteiro

    Quem é viajante sabe, fazer roteiro é uma verdadeira saga. Por isso, viemos trazer dicas de como montar um roteiro para qualquer lugar do mundo. Afinal, a fórmula é sempre a mesma, só muda o destino! E já começo falando que não adianta ter um roteiro lindo se ele não é funcional, se você não consegue verificar o endereço daquela loja bem rapidinho, sem perder tempo. Então dá uma olhada em todas as dicas e conta para gente como você faz! 😉

    1. Como montar um roteiro – Pesquisa

    Pode ser clichê, mas o tio Google vai te ajudar muuuuito nessa hora. Pesquise bastante, todos os pontos turísticos, vale procurar por roteiros alternativos, para encontrar aqueles lugares que fogem da rota dos turistas, mas que são lindos. E não adianta pesquisar sem anotar, então por enquanto não se preocupe com organização. Abra um documento no Google Docs e vá jogando o nome dos pontos e algumas dicas legais que você tenha encontrado.

    É bom dar uma pesquisada no que tem nas cidades próximas também, as vezes a distância não é muito grande e vale um bate-volta. Nessa hora os blogs ajudam muito, sempre prefiro confiar nos relatos das experiências de viajantes, o TripAdvisor também salva nessa hora.

    Um outro ponto que a gente sempre pesquisa muito é sobre a comida. Assim temos uma noção de quanto vamos gastar com alimentação, conhecemos os restaurantes regionais e fugimos do pega-turista. Mas lembre-se de não trair seus gostos. Por exemplo, em Maceió, nosso próximo destino, há um restaurante super famoso que o pessoal fala muito bem. Mas todos os pratos misturam carne ou frutos do mar com frutas. Como a gente não gosta dessa misturinha sabemos que nem adianta passar por lá.

    Dicas de como montar um roteiro
    Café colonial em Gramado

    2. Como montar um roteiro – Organização do Doc

    Agora é a parte mais difícil. Bora pegar todas essas informações jogadas e montar um roteiro de verdade. Comece colocando subtítulos com a quantidade de dias que você vai viajar, por exemplo: Dia 01 – 20/08, Dia 02 – 21/08. É importante ver quais são as peculiaridades dos pontos turísticos que você escolheu, se algum deles só abre no final de semana ou se fecha na segunda-feira, porque assim já sabemos que eles precisam estar fixos no roteiro.

    É legal também ver o horário de funcionamento de cada um deles. Para que você não perca tempo visitando um museu pela manhã, sendo que ele fica aberto até a meia noite e perder a visita de um outro museu que só abre de manhã, por exemplo.

    E para não ficar andando de lá pra cá na cidade e gastando tufos com uber, táxi e afins, bora abrir o Google Maps. Pesquise e agrupe os lugares que ficam na mesma rua ou no mesmo bairro, assim você poderá visitar todos de uma vez e poupar tempo. Eu gosto de colocar embaixo do local uma estimativa de tempo para chegar no próximo destino, algo como: 10 minutos a pé ou 5 minutos de carro. Assim posso decidir na hora qual é o melhor meio de transporte e organizar meus horários.

    Dependendo de quantos lugares você vai visitar por dia é recomendável definir um tempo para permanecer em cada ponto. Mas o mais essencial é: deixe um tempo livre! Porque pode ser que você encontre um outro lugar que valha a visita, pode ser que chova e estrague seus planos ou você só esteja cansado mesmo. Afinal, a viagem é pra ser algo legal, se ficar muito regrado pode atrapalhar. Porém, normalmente viagem não é pra descansar não, então bora aproveitar, tá? 🤗

    Dicas de como montar um roteiro
    Museu dos Beatles em Gramado

    3. Como montar um roteiro – Escolha da hospedagem

    O ideal é que você escolha sua hospedagem depois da pesquisa. Pois assim, você pode optar por um hotel próximo da maioria dos lugares que você quer conhecer. Ou ainda, porque já vai ter pesquisado quais são os melhores lugares para se hospedar, já que sempre há aqueles bairros mais perigosos ou distantes do centro.

    Mas a gente sabe que nem sempre é possível escolher depois, seja por uma promoção ou um pacote que você já tenha fechado. Se for assim, acrescente o hotel em todos os dias e conte a distância dele até a primeira atração. Assim dá pra saber que horas você deve acordar em cada dia.

    Dicas de como montar um roteiro
    Hotel em que ficamos hospedados em Orlando

     

    4. Como montar um roteiro – Exemplo prático

    A gente tá aqui falando e falando, mas vamos mostrar na prática como funciona. Aqui embaixo está um trecho do nosso roteiro para a Argentina, vamos fazer a viagem em agosto deste ano.

     

    Dia 3 – 09/08 (Buenos Aires)
    Café da manhã no hotel
    (5 minutos a pé)

    Arcor Center
    Av. Corrientes 1335, 1043 CABA, Argentina
    (8 minutos a pé)

    Teatro Colón
    Cerrito 628, C1010 CABA, Argentina
    Visitas guiadas de 15 em 15 minutos, a partir das 9h
    A visita dura 1 horas
    (6 minutos a pé)

    Jardim Japonês de Buenos Aires
    Av. Casares 3450, C1425 CABA, Argentina
    (11 minutos de carro)

    Paseo del Rosedal
    Av Infanta Isabel, Buenos Aires, Argentina
    (17 minutos a pé)

    Jardim botânico
    1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina
    (7 minutos de carro)

    Floralis Generica
    AV. 2301, Buenos Aires, Argentina
    (9 minutos de carro)

    El Ateneo Grand Splendid
    Av. Santa Fe 1860, 1123 CABA, Argentina
    (10 minutos de carro)
    Aberto até as 22h

     

    Como montar um roteiro – Extras

    Primeiro vamos a uma explicaçãozinha do porque usar o Docs. É que você pode baixar o aplicativo e acessar pelo celular bem rapidinho, mesmo sem internet. E com todo esse combo de Search, Docs e Maps, só podemos dizer: Google, eu te amo! ❤

    Pode parecer meio jacu colocar o endereço de tudo sendo que em uma pesquisa rápida você encontra. Mas, principalmente quando viajamos para outros países, precisamos levar em conta que nem sempre estaremos com 3G, então melhor garantir né?

    E pra fechar, vamos a dica de deixar uns extras da cidade. Os extras são aqueles lugares bacanas, mas que não conseguimos inserir no roteiro, afinal não dá pra conhecer tudo (infelizmente). É legal manter eles por perto porque se sobrar tempo, você não fica perdido e já sabe quais são suas opções.

    Dicas de como montar um roteiro
    Wynwood Walls em Miami

     

     

     



    Comentários
  • Veja também

    Nosso canal no Youtube

    Sobre nós

    Sobre nós

    Ketilyn & Patrick

    Somos de Curitiba, aquela capital no sul do Brasil com um clima doido, com quatro estações em um dia só. Mantemos uma lista dos lugares que queremos conhecer, assim como aquela lista de afazeres do dia-a-dia (só que muito mais legal). Agora que você já nos conhecem pode ficar à vontade para desbravar o nosso Além Mais. Vem viajar com a gente! ❤️