• Dicas

    Como tirar o passaporte? Conheça o processo!

    como tirar o passaporte

    O primeiro passo para sair por aí e conhecer esse mundão é ter o documento para receber os tão sonhados carimbos. Por isso, no post de hoje, vamos te explicar tudinho sobre como tirar o passaporte! E pode ficar bem tranquilo, porque não é nem um bicho de sete cabeças não, é bem simples (aliás, podia até ser mais barato, por ser tão simples assim).

    Como quase todo o processo é feito pela internet, ele é igual para qualquer estado brasileiro. Então, não importa onde você mora, o procedimento será o mesmo e esse post vai esclarecer suas dúvidas.

    Como tirar o passaporte: Documentos exigidos

    Antes de pensar em tirar o passaporte propriamente dito, você precisa dar uma olhada se está com todos os documentos e dentro dos requisitos exigidos pela Polícia Federal. Mas não há nada de tão diferente não, entre os requisitos está ser brasileiro, ter votado na última eleição (ou justificado ou pago a multa) e não ser procurado ou impedido de sair do país pela justiça. Se for homem é preciso estar quite com o serviço militar obrigatório também.

    Normalmente, na hora do atendimento, eles só pedem seu RG e CPF. Mas como eles podem exigir outros documentos é melhor estar preparado. Confira todos eles abaixo:

    Documentos de identificação;

    O CPF é obrigatório, além dele como documento de identificação você pode apresentar: RG, carteira funcional expedida por órgão público,
    carteira de identidade expedida por comando militar, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar. Ou ainda, passaporte brasileiro anterior (mesmo que vencido), CNH ou carteira de trabalho.

    Atenção 1: Quem já teve o nome ou sobrenome alterado, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar também todas as certidões originais de divórcio e casamento.

    Atenção 2: O menor de 12 anos deve apresentar certidão de nascimento original apenas.

    Situação eleitoral;
    Será realizada uma consulta à sua situação eleitoral na hora, sem precisar de nenhum documento ou informação adicional. Mas se a situação estiver irregular poderá ser exigido o título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos).

    Serviço militar obrigatório;
    Acontecerá a mesma situação, eles vão checar na hora sem você ter fornecido nenhum documento. Mas, se for encontrado alguma irregularidade poderá ser solicitado algo que comprove a quitação com o serviço militar.

    Como tirar o passaporte – Formulário e requerimento de passaporte

    Depois de conferir que você tem todos os documentos exigidos é hora de preencher o formulário e pedir seu querido passaporte. Para isso, é só clicar aqui, você terá acesso a um quadro com quatro abas (como nas imagens abaixo). E esse é a parte mais difícil, não pelos dados exigidos, mas porque o sistema costuma travar bastante, eles recomendam que você abra no Firefox para ajudar.

    Na primeira aba, são solicitados dados pessoais bem básicos, você saberá tudo de cabeça. A segunda aba se refere aos documentos, ali são exigidos número de CPF, RG, Certidão de Nascimento (para menores de 12 anos) e passaporte anterior (quando houver). Em dados complementares você precisará preencher com sua profissão, e-mail e endereço. E por fim, a última aba serve apenas para conferir todos os dados.

    Esse formulário é pessoal, então mesmo que você vá viajar com mais pessoas, cada uma delas precisa preencher de forma separada. Depois, você poderá marcar o atendimento presencial em conjunto, mas isso é assunto para daqui a pouco. 😉

    como tirar o passaporte
    como tirar o passaporte
    como tirar o passaporte
    como tirar o passaporte

    Como tirar o passaporte – Pagamento GRU

    Depois de preencher todo o formulário é liberado um boleto para pagamento. O valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25. Como a forma de pagamento é boleto bancário não é possível parcelar.

    E só pra deixar claro que: sim, nós achamos o valor muito alto! Mas é um dos preços que se paga para viajar, então bora lá! Pelo menos, você só precisará pagar de novo daqui 10 anos.

    Como tirar o passaporte – Agendar atendimento presencial

    Depois que você pagar o boleto da GRU vai precisar aguardar a confirmação de pagamento, cerca de 48 horas. Mas para checar o andamento do seu pedido pode clicar aqui. Quando estiver tudo ok, você poderá agendar seu atendimento presencial. O processo é bem tranquilo também, se você quiser marcar para ir com outra pessoa que já tenha preenchido o requerimento e pago o GRU, essa é a hora.

    Para agendar é precisará informar o CPF, a data de nascimento e o número do protocolo que você recebeu por e-mail. Só lembre-se de que será necessário informar também o número de protocolo do seu acompanhante ou acompanhantes (caso haja).

    Depois disso, será liberada uma tela para você escolher a melhor data, horário e local. Em Curitiba, há várias opções disponíveis. Se você precisar reagendar seu horário posteriormente, é só clicar aqui. Pronto, agora é só esperar o dia e ir ao endereço da Polícia Federal na sua cidade.

    Como é a entrevista para tirar o passaporte?

    Sinceramente, não chega a ser uma entrevista como quando você vai tirar o visto americano, por exemplo. Na primeira vez que tiramos o passaporte há cinco anos atrás, o processo era um pouco mais reservado em salas individuais, com um tom mais sério. Agora, pelo menos em Curitiba, é uma sala com vários atendentes e computadores.

    Para o atendimento, é solicitado o seu CPF e provavelmente o protocolo (que foi enviado para o seu e-mail). Digo provavelmente porque para mim não pediram, mas o habitual é solicitar.

    Todo o processo dura menos de 5 minutos. Você entrega o documento, eles digitam algo no sistema, tiram a foto para o seu passaporte e pegam as suas digitais. Pronto, agora é só esperar! O prazo para retirada é de cerca de seis dias úteis. Mas você receberá um e-mail quando o documento estiver disponível para retirada.

    Como retirar o passaporte pronto?

    Normalmente, o lugar para retirada é próximo ao do atendimento (dentro da PF), há várias placas e sinalizações. Você só precisa se apresentar, mostrar o protocolo ou apenas passar o número do CPF. Sua digitais também serão coletadas. E pronto, agora você já tem um passaporte para chamar de seu! ❤️

    Como tirar o passaporte – Como renovar o passaporte?

    Se você já tinha um passaporte, mas ele venceu, o esquema é o mesmo! Não tem nenhuma ação mais prática apenas para renovação. O único ponto diferente é que eles recomendam que você leve o passaporte antigo para cancelamento físico e também no sistema.

    E se você está pensando: e o meu visto que ficou no passaporte vencido? Não se preocupe, ele vai continuar válido. A única coisa chata é que quando você for para o país que necessita deste visto, precisará andar com os dois passaportes. Mas eu acho ótimo, é uma desculpa para comprar mais uma capinha de passaporte! 😊

    Passaporte em mãos, e agora?

    Seu passaporte tem validade de 10 anos, caso você seja maior de idade. Se a idade for inferior, você deve seguir a regra abaixo:

    Até 1 ano incompleto – Validade de 1 ano
    De 1 ano a 2 incompletos – Validade de 2 anos
    De 2 anos a 3 anos incompletos – Validade de 3 anos
    De 3 anos a 4 anos incompletos – Validade de 4 anos
    De 4 anos a 18 anos incompletos – Validade de 5 anos

    Ou seja, você tem bastante tempo para viajar e completar as folhinhas com muitos carimbos ao redor do mundo. Mas, não esquece que dependendo pra onde você vá, precisa de visto para entrar no país. Se a sua vontade é conhecer os Estados Unidos, a gente tem dois posts especiais com todas as dicas para solicitar seu visto e para a hora da entrevista.

    E já que falamos de EUA, temos uma coleção de posts indispensáveis para você que vai conhecer Orlando na Flórida. 😘 




    Comentários
  • Veja também

    Nosso canal no Youtube

    Sobre nós

    Sobre nós

    Ketilyn & Patrick

    Somos de Curitiba, aquela capital no sul do Brasil com um clima doido, com quatro estações em um dia só. Mantemos uma lista dos lugares que queremos conhecer, assim como aquela lista de afazeres do dia-a-dia (só que muito mais legal). Agora que você já nos conhecem pode ficar à vontade para desbravar o nosso Além Mais. Vem viajar com a gente! ❤️