• Dicas / Estados Unidos

    Como tirar visto americano: saiba tudo, passo a passo!

    como tirar visto americano

    Como tirar o visto americano? Essa é a dúvida de muita gente que quer conhecer as terras norte-americanas. A gente também já passou por isso, por isso trouxemos um passo a passo para facilitar sua vida. E um pouquinho da nossa experiência, afinal é melhor aprender com o erro alheio, né? 😉

    Como tirar visto americano – 1º passo: preenchimento do formulário DS-160

    A primeira coisa que você tem que fazer é preencher o formulário online no site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano. Mas muuuuita atenção nessa hora, preencher esse formulário errado é a razão pela qual a maioria dos vistos são negados. O requerimento é um pouco extenso e precisa de foco total, então deixe uma tempo mais tranquilo para essa tarefa.

    O nome do formulário é o DS-160 e você pode escolher entre os idiomas inglês e português. Mas acredite, mesmo na nossa língua, pode ser um pouco confuso para os marinheiros de primeira viagem. O que nos salvou a vida, foi um site que traz dicas de como preencher cada campo, clica aqui e sinta-se salvo também. O portal traz um print de cada tela do formulário, com setas e explicações diretas.

    Depois de preenchido, é só imprimir a confirmação, esse será o seu documento oficial de solicitação do visto. Então cuide desse papelzinho com se fosse sua vida. Nada de rasuras ou amassados, tá?

    2º passo: chegou a hora de pagar

    Agora, você precisa pagar a taxa do visto americano. Esse pagamento deve ser feito por meio de boleto ou cartão de crédito internacional. É só clicar neste link, entrar na parte de Agendamento do Departamento do Estado Americano, clicar em inicie sua solicitação, e escolher a segunda opção da próxima tela que diz que você já completou o formulário. Será preciso fazer um cadastro e concluir o pagamento logo em seguida.

    Nos perguntam muito sobre visto americano valor, para turistas e estudantes é de US$ 160. Então, é preciso levar em conta a cotação do dólar do dia. Há outras taxas para as demais categorias de viajantes, clica aqui para saber mais. É bem importante que você preencha todos os dados de forma correta, principalmente o endereço, porque é com base nessa informação que o Consulado Americano vai enviar seu passaporte, se o visto for concedido.

    Agora é preciso aguardar a confirmação do pagamento, que acontece no prazo de 2 dias úteis.

    Como tirar visto americano – 3º passo: faça o agendamento da sua entrevista

    Depois de receber a confirmação do pagamento, você vai acessar o site novamente e fazer login, é só utilizar os dados que você cadastrou no 2º passo. Agora é importante ter em mãos o boleto de pagamento do DS-160 e o passaporte, pois os dados desses documentos serão pedidos.

    Você precisará escolher em qual cidade prefere fazer a entrevista. Lembrando que as opções são: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. Você vai precisar de dois dias úteis em uma dessas cidades para completar o processo, então se for necessário viajar programe-se desde já. Apenas em Porto Alegre, você consegue fazer o processo em apenas um dia, mas confesso que essa cidade está com fama de negar mais vistos. 😬

    Atenção as datas de agendamento

    Muita atenção nessa parte! Você agenda primeiro a entrevista no consulado, mas ela deve acontecer no segundo dia, o primeiro é a coleta dos dados no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), em que você cadastra as impressões digitais e tira uma foto. Então, por exemplo, você escolhe o dia 21/03 para agendamento da entrevista, isso significa que você deve estar na cidade no dia 20/03 para o cadastramento. No papel, que você precisará imprimir depois, constam os endereços e horários e também aparecem as datas invertidas. Não vá fazer igual a gente, que não prestou atenção nesses detalhes e foi parar no lugar errado! 😬

    Próximo passo de como tirar visto americano

    Agora, quando chegar o dia agendado, você passará pelo cadastramento de digitais e pela tão temida entrevista. Mas nada de ficar com medo não, tem um post completo contando como é a entrevista para tirar o visto. Além disso, ainda preparamos um post com dicas rápidas e funcionais para esse dia. Venha descobrir qual roupa vestir, o que levar e o que não levar.

    E se o seu sonho é conquistar o visto americano e embarcar para a cidade de Orlando e toda a magia da Disney é só clicar aqui. Temos muito conteúdo sobre esse lugar mágico!



    Comentários
  • Veja também

    Nosso canal no Youtube

    Sobre nós

    Sobre nós

    Ketilyn & Patrick

    Somos de Curitiba, aquela capital no sul do Brasil com um clima doido, com quatro estações em um dia só. Mantemos uma lista dos lugares que queremos conhecer, assim como aquela lista de afazeres do dia-a-dia (só que muito mais legal). Agora que você já nos conhecem pode ficar à vontade para desbravar o nosso Além Mais. Vem viajar com a gente! ❤️